Os hospitais Emílio Carlos e Padre Albino, mantidos pela Fundação Padre Albino, em parceria com o Ambulatório Médico de Especialidades – AME Catanduva, Faculdades Integradas Padre Albino – FIPA, Padre Albino Saúde e Recanto Monsenhor Albino, promovem o 5º Simpósio de Humanização nesta quinta-feira (10/11), a partir das 13h15, no Anfiteatro Padre Albino – FIPA, localizado à rua 13 de maio, 1064, no Centro, em Catanduva.
Intitulado “Dia H”, o evento é realizado para médicos, profissionais e estudantes da área da saúde, colaboradores da instituição e público em geral. A intenção da equipe organizadora é difundir o conceito de humanização e sensibilizar os profissionais, mantendo assim um ambiente acolhedor e humanizado.
O Simpósio de Humanização abordará temas ligados às Políticas Nacional e Estadual de Humanização. A instituição apresentará as práticas ligadas ao tema e o acolhimento ao público será realizado pelo Núcleo de Educação Permanente da Fundação Padre Albino, em parceria com o curso de pedagogia das FIPA, sendo que uma dinâmica marcará o início do Projeto Doe Gentilezas, nos hospitais da Fundação Padre Albino.
A especialista em neurolinguística e escritora, Ivone Engelmann, ministrará a palestra “Educar-se para a felicidade através do controle das nossas emoções”, às 14h15. Na mesma data, às 19h35, o Prof. Dr. João Marcelo Caetano José Floridi Porcionato, que é mestre em medicina social, docente do Departamento de Medicina Preventiva e Social do curso de medicina das FIPA, coordenador médico da Pró-Saúde Catanduva e doutorando pelo Departamento de Medicina Social da USP – abordará a formação do profissional da saúde no contexto da humanização.
O evento é gratuito, porém é necessário realizar o credenciamento no local, pois estão disponíveis apenas 160 lugares. Na entrada do evento serão aceitas doações de livros novos ou usados em bom estado para a constituição de um projeto de literatura hospitalar.
A atividade é coordenada pelos Centros Integrados e Grupos de Trabalho de Humanização dos departamentos da Fundação Padre Albino, que assim como o Ministério da Saúde e a Secretaria Estadual de Saúde têm o objetivo de transformar o modo de se fazer assistência com humanização.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 17 3311 3122.
Fonte: Assessoria/FPA